ALUNOS DA REDE MUNICIPAL REALIZAM CAMINHADA E PANELAÇO CONTRA A DENGUE

Nesta sexta-feira, 22/03, foi realizada em Cedral, por alunos da Escola Municipal Lúcia Novais Brandão, uma caminhada pela cidade com o objetivo de conscientizar toda a população sobre a importância do combate ao mosquito  Aedes Aegypti, causador das arboviroses; Dengue, Zica, e Chikunguya. Cerca de 200 alunos com idades entre 11 e 15 anos  participaram do panelaço e também  distribuíram panfletos informativos para chamar a atenção dos moradores da cidade.

Em Cedral foram registrados  45 casos de dengue este ano. A cidade não se encontra em estado de epidemia, porém medidas preventivas, como bloqueios em regiões de risco, próximos às casas de pessoas infectadas, mutirão de limpeza, visitas do controle de endemias casa a casa, e em escolas, são ações desenvolvidas para o controle da doença.

“O Principal objetivo é conscientizar a população da importância de manter suas casas e terrenos limpos. A melhor forma de controlar é prevenir, e isto não depende apenas de nós, mas também da população, que deve contribuir mantendo seus ambientes limpos, sem acúmulo de água”, explicou a Coordenadora da Saúde Maria Silvia Zuin.

A passeata foi uma iniciativa da direção da escola, em conjunto com os alunos, e apoiada pela Prefeitura Municipal e suas Coordenadorias; de Educação, e de Saúde.

Sobre a Dengue

A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.  A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e a melhor forma de combater é prevenir e não deixar água acumular.

Alunos 22/03