CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS VISITA CEDRAL E REALIZA 65 EXAMES PREVENTIVOS

Foi realizada na última quarta-feira, 12/12, uma ação em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos. No total foram realizados 40 exames de PSA completo ( preventivo do câncer de próstata) e 25 de Papanicolau ( preventivo do câncer de colo uterino). Embora a carreta tenha ofertado 40 exames de PSA houve uma demanda  grande e todos foram agendados para ser coletado na UBS Dr.Benito Malzone.

Os agendamentos foram realizados através da UBS de Cedral pelas enfermeiras que fizeram uma breve entrevista com os pacientes para preenchimento da ficha solicitada pelo Hospital do Câncer,  mediante apresentação do RG,CPF, CARTÃO SUS E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA. O objetivo da ação foi intensificar principalmente os exames preventivos do câncer de próstata, já que o Papanicolau a maioria das pacientes estão com o preventivo em dia.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

 

Fonte: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

Palavras-chave

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias