CEDRAL É O PRIMEIRO MUNICÍPIO DA REGIÃO A APRESENTAR PROJETO PRIMEIRA INFANCIA.

Em evento realizado nesta quinta-feira, 13/06, Prefeitura anuncia que 70 famílias serão beneficiadas com um investimento, por meio de Recurso Próprio, de R$ 25 mil, por ano, inicialmente.

Com o intuito de promover desenvolvimento infantil, da gestação, aos seis anos de idade, o Projeto Primeira Infância é um compromisso de política pública que visa melhorar a qualidade de vida das crianças, por meio de ações onde as famílias são orientadas com visitações domiciliares semanais, atividades lúdicas específicas  voltadas à promoção das habilidades / capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. A atenção dedicada às famílias participantes é realizada por meio das Modalidades de Atenção Individual e Grupal.

Os principais  impactos positivos do investimento na primeira infância são; redução da violência, aumento e eficiência no sistema escolar , melhoria no sistema da saúde, fortalecimento de vínculos, e quebra do ciclo perverso de reprodução da pobreza. Podem participar do Programa; Gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família, Crianças de até seis anos assistidas pelo benefício de Prestação Continuada, e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar.

A Presidente do CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cedral, Ana Rita Coelho de Oliveira, discursou durante o evento de apresentação ressaltando a importância de trazer a comunidade para participar dos programas e projetos da cidade. “Eu agradeço ao Prefeito Janjão por sempre estar de portas abertas para atender as solicitações do Conselho, e por sempre priorizar ações como esta, que beneficiam quem mais precisa”, agradeceu Ana Rita.

Em seguida o Promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Dr. André Luis de Souza,  enalteceu o trabalho realizado na cidade com as crianças e adolescentes. O promotor falou da importância do Projeto, criado há cerca de dois anos, e referenciou Cedral por ser  a única cidade da Região que apresentou um projeto. “ Realizar compromissos que lá no passado foram assinados já é sinal de uma administração séria e comprometida, mas aqui em Cedral é feito um trabalho excepcional e além das expectativas. Eu tenho como promotor que avaliar todos os aspectos, e sem dúvida a administração do Janjão, hoje,  na área da infância, Cedral é a menina dos meus olhos”,  elogiou o promotor durante o evento.

O promotor explicou ainda que o Projeto Melhor Infância é uma ação em longo prazo e que o resultado deve aparecer quando as crianças atendidas se tornarem adultos preparados profissionalmente e emocionalmente.

O prefeito de Cedral, Paulo Ricardo Beolchi de Lucas, Janjão, discursou agradecendo os elogios do Promotor e prosseguiu garantindo que na sua gestão o compromisso não é com o individualismo, mas sim, com a população como um todo. “Gostaria de agradecer também a minha esposa, e minha equipe, que não medem esforços para os resultados aparecerem. Muitos vestiram a camisa, assim como eu, sem saber o que iríamos enfrentar, mas o compromisso foi lutar para o desenvolvimento da cidade, e isto é nossa obrigação. Como todos sabem não sou de sorrisos e abraços o tempo todo, cobro muito dos assessores mais próximos, e dos coordenadores, mas sei do compromisso de cada um em me ajudar a fazer o melhor para a população. Projetos como este estarão sempre dentro das prioridades, pois significa investir no futuro. Não importa quem vai estar nos próximos anos à frente da administração, o que importa é dar continuidade a trabalhos  desenvolvidos para a comunidade, pois é para eles que trabalhamos, eles são nossos clientes e são eles que devem cobrar e acompanhar a gestão”, concluiu Janjão.

Cedral é o Primeiro Município