CEDRAL RETOMA OBRA DE CRECHE PARALISADA DESDE 2014

Uma nova licitação, realizada a partir de um realinhamento de preços, feito pelo departamento de obras da Prefeitura, atendendo aos moldes da FDE, contratou a nova empresa responsável pelo término da Creche, que deve acontecer até abril de 2020.

No dia 10/10/2019 a Prefeitura de Cedral publicou a Ordem de serviço referente à  execução de obras de construção e adequação para término da construção da creche no bairro Jardim do Cedro. O contrato prevê a execução da obra em até 6 meses após a convocação da empresa. Com isto mais uma etapa foi concluída pela atual administração, que luta desde 2017 para retomar a obra. No total serão investidos R$ trezentos e noventa e sete mil e seiscentos e sessenta e seis reais (397.666,02), R$ setenta mil e novecentos e oitenta e três (70.983,51) de recurso do Governo, Crédito do convênio com a FDE, e R$ trezentos e vinte e seis mil e seiscentos e oitenta e dois reais (326.682,34) por meio de  Recurso Próprio, dinheiro de arrecadações de impostos do município.

A prefeitura de Cedral não vem medindo esforços para a retomada da obra da creche no bairro Jardim do Cedro, praticamente paralisada desde 2014. A atual administração desde que assumiu a prefeitura, em 2017, vem tentando esgotar todas as possibilidades legais para a conclusão da obra, respeitando a licitação realizada em 2013. No início de 2017  foi concedido um novo prazo para a segunda empresa que assumiu a construção, e a mesma não cumpriu as metas e prazos estabelecidos, e teve seu contrato rescindido. Desde então a atual gestão seguiu convocando as demais empresas, por ordem de classificação, e nenhuma das empresas classificadas manifestou interesse em finalizar a obra, alegando principalmente a defasagem dos preços ofertados na época, e reparos que se fazem necessários, devido ao tempo que a obra ficou estagnada de 2014 a 2017.

Em abril de 2017 o convênio com a FDE, assinado em 2012 venceu, e imediatamente foi solicitado pelo prefeito licenciado Paulo Ricardo Beolchi de Lucas, Janjão, um aditamento de prazo, assinado no dia 29 de agosto, o que permitiu que a prefeitura retomasse o processo de convocação das demais empresas.  Como medida administrativa, a Prefeitura, juntamente com o Departamento de Engenharia, realizou um realinhamento financeiro dos itens que ainda precisavam ser executados, assim como reparos e danos ao patrimônio sofrido, como furto de materiais e depredações, para a realização de um novo processo licitatório.  Os recursos que serão empregados para o término da obra, serão custeados pela Prefeitura Municipal, visando garantir um preço atualizado de mercado (material + mão de obra), juntamente com o saldo restante do Convênio, que ainda resta a pagar, mediante execução.

“Foram esgotadas todas as tentativas com as empresas classificadas na licitação de 2013. O prefeito licenciado, Janjão, trabalhou desde o início do seu mandato para que fosse retomada esta obra de forma legal, e em comum acordo com a FDE, que é responsável pelas liberações.  Foi umas das preocupações que assim  que assumi como Prefeito em exercício, pude constatar ao acompanhar o processo. Hoje ainda em recuperação após seu problema se saúde, Janjão me pergunta todos os  dias como está o andamento das obras, explica o prefeito de Cedral em exercício, Irineo Beolchi Júnior.

WhatsApp Image 2019-11-18 at 18.53.06
WhatsApp Image 2019-11-18 at 18.53.07