PREFEITO DE CEDRAL ASSINA REPASSE  DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

O prefeito de Cedral, Paulo Ricardo Beolchi de Lucas, Janjão, assinou nesta quarta-feira, 28/03, em Araçatuba, junto ao secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o repasse para Cedral, por meio do FEAS, Fundo Estadual de Assistencia Social.  O valor de R$ 54.069,84 deve ser destinado para serviços cofinanciados de acolhimento a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e em situação de violência, entre outros.

Conforme o SUAS, Sistema Único de Assistência Social, é responsabilidade do Estado o cofinanciamento dos serviços, ações e programas socioassistenciais.  O repasse é realizado de acordo com as ações definidas no, PMAS, Plano Municipal de Assistência Social. Com isso, as secretarias municipais de Assistência Social definem como alocar os recursos do cofinanciamento.

Em Cedral o repasse é utilizado para ajudar no custeio de projetos como o Espaço vida, Centro de Convivência do Idoso (CCI) e atividades do CRAS. Palestras, atividades recreativas, lazer, eventos, materiais pedagógicos, arte terapia, atividades físicas, entre outras ações complementares, como; informática, costura, bordado, encontros de famílias, rodas de conversa, preparação e qualificação de jovens para o mercado de trabalho, são ações socioassistenciais desenvolvidas pelo município.

A meta estipulada pelo FEAS é atender 25 jovens, 150 idosos, 130 crianças e adolescentes e 250 famílias, quantidade ultrapassada pelo município.

No total o Governo de São Paulo assinou R$ 24,6 milhões em repasse para a rede socioassistenciadas de Araçatuba, Dracena, Fernandópolis, Presidente Prudente e Rio Preto nesta quarta-feira. Ao todo foram 193 municípios.