PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO AO COMBATE E CONTROLE A DIABETE

Nesta sexta-feira, 09/11, a Prefeitura de Cedral, por meio da Coordenadoria de Saúde, promoveu  um movimento em alusão ao mês de combate a diabetes. Foram realizados; aferição de pressão arterial, teste de diabetes, avaliação nutricional, além de orientações aos portadores de diabetes. Na próxima quarta-feira, 14/11, é comemorado o Dia Internacional de combate ao Diabetes.

A DOENÇA

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. À nossa escala, Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.

O Dia 14 de Novembro existe por causa de todas estas pessoas com diabetes e para travar o crescimento imparável da pandemia de Diabetes.

Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

Palavras-chave

Comentários